Tempo de leitura: 4 minutos
Frequentemente nos times que transformo surge uma reclamação constante sobre a falta de autonomia. Quando questiono, por que não fazem isso ou aquilo? A resposta é porque não temos autonomia. E se queixam dizendo que o chefe, gerente ou seja lá o que for, não lhes delega autonomia. Quando percebo este tipo de comportamento paro para analisar o ambiente e entender se essa queixa é realmente por conta de um ambiente inundado com a cultura do comando e controle e do gerentão, ou se realmente a falta de autonomia é genuína. Por falta de autonomia genuína me refiro ao fato de que efetivamente o líder imediato não delega autonomia para tomada de certos tipos de decisão aos seus liderados.
Infelizmente, o que percebo nos dois casos, é uma falta de atitude imensa também daquele que não tem autonomia. Partindo para explorar mais os fatos, questiono: por que não tem autonomia? Ah, é porque ele não nos deixa. Por que não nos deixa? Porquê não confia em nós!
Aqui chegamos a um ponto crucial. Times de alta performance tem um elemento que é justamente o elemento que se sobressai e potencializa todos os outros: confiança! Confiança para mim é um item tão importante que vem destacado no ponto de maior valor da Pirâmide Lean – Trust.
No caso da Pirâmide Lean a confiança está ali como resultante da aplicação do modelo, onde dentre tantos outros, os principais benefícios gerados são Valor e Confiança.
Voltando a falta de confiança, questiono meus coachees, por que o seu líder não confia em vocês? E aprofundando na investigação, normalmente todos chegam a conclusão que lhes faltam habilidades que comprovem, ou que deixe o líder seguro de que aquele ou aquela profissional tem realmente a capacidade de fazer bem feito aquilo que precisa ser feito. Aqui podemos conectar ˜fazer bem feito” ao item “maestria”. Para fazer para fazer qualquer coisa com excelência o ser humano precisa de muita prática. Prática intensa no aprimoramento do seu conhecimento e habilidades. Essa prática na Toyota é conhecida como Kata, mesmo termo do karate. A prática constante é a única coisa que leva o ser humano a maestria.
Quando o ser humano demonstra profundo conhecimento e maestria na aplicação desse conhecimento ele inspira confiança e junto com ela vem a autonomia. Portanto, aqui aos reclamões de plantão podemos impetrar que parem de reclamar e comecem a ter atitude para desenvolver seus conhecimentos e habilidades.
Porém, há ainda um outro problema. Qual é o motivo real que me levaria a querer desenvolver algum tipo de habilidade? Seria porque meu emprego requer? Será que eu estou no meu emprego porque foi o que me apareceu e agora estou sendo moldado por algo que não sei exatamente o que é ou mesmo se quero? Será que esse é o seu caso? Ou você conseguiu desenhar o seu futuro e busca arduamente aquilo que deseja? O que causa uma pessoa conseguir criar o seu futuro enquanto outras estão a mercê da vida, mais na linha da música do saudoso Zeca Pagodinho (deixa a vida me levar)?
Aqui fechamos essa reflexão com o aspecto mais importante na vida do ser humano – Propósito. Quando temos um propósito claro de vida certamente vamos obter aquilo que desejamos e a tão necessária felicidade. Vamos exercer nossos talentos com a potencialidade máxima e conseguiremos fazer isso respeitando e em perfeita harmonia com nossos valores! O propósito na Pirâmide Lean está representado pelo Start With Why (comece com um porquê), primeiro passo do framework de transformação, onde precisamos definir primeiramente o propósito do indivíduo, posteriormente o propósito do coletivo, time ou organização que o mesmo pertence.
Tão importante para o sucesso de uma organização de alta performance é a sua razão, o seu porquê, o seu propósito. Igualmente importante é o indivíduo que compõe a organização ter seu propósito bem claro e saber que está ali naquela organização porque ali conseguirá cumprir seu propósito individual. Organizações de alta performance têm sempre um propósito bem definido e exalam confiança entre os seus indivíduos, pois todos entendem como desenvolver-se a si e aos demais em busca dos objetivos comuns.
Infelizmente ainda é muito comum encontrar organizações inteiras sem um propósito claro e compartilhado por todos, mas esse é um assunto para outro post 🙂 Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários e feedbacks.
Enjoy e aproveite série sobre sobre o framework de transformação da Pirâmide Lean no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=DUVQIIhpitM