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No artigo Por que o Scrum não funciona, expliquei as razões que fazem o Scrum falhar e que, na maioria dos casos, as pessoas nem percebem o que está acontecendo de errado. Hoje vou abordar os pontos chaves que você deve verificar para aplicar o Scrum corretamente.
Bem, nós acreditamos que a indústria de software pode ser mais produtiva, humana e sustentável, e, ao mesmo tempo, capaz de criar um ambiente de inovação e de entrega constante de valor. Isso é o que permite a Adoção Ágil (veja aqui mais artigos sobre Adoção Ágil).
Um grande número de empresas consegue se beneficiar das facilidades oferecidas pelo framework Scrum na hora de começar uma estratégia de adoção do ágil, e isso pode ser considerado um bom caminho. O Scrum é um framework para gestão de projetos complexos que implementa os princípios do Lean e é uma das principais ferramentas para gestão ágil de projetos e portfólios. Na Pirâmide Lean, ele desempenha um papel fundamental na criação de um ambiente de entrega e melhoria contínua. É a base para conectar estratégia e execução de maneira eficaz e para a criação de produtos inovadores que entreguem real valor aos seus usuários.
Este artigo pretende ajudar você na obtenção dos melhores resultados utilizando o Scrum e esperamos que ele faça uma boa diferença no seu dia a dia.
O que o Scrum pode fazer por você?
O Scrum é um processo de desenvolvimento ágil de software, que permite que o progresso do projeto de software seja acompanhado através de iterações de duração fixa. Cada iteração é tipicamente de duas a quatro semanas. Iniciam com a organização dos resultados esperados em estórias de usuário e são encerradas com incremento de produto que gera valor de negócio para o cliente.
Embora a metodologia ágil Scrum possa ser utilizado para o gerenciamento de qualquer projeto, o processo ágil Scrum é ideal para projetos com rápida mudança ou requisitos alta- mente emergentes como ocorre no desenvolvimento de software.
Para que você possa aplicar o Scrum corretamente, selecionei 7 pontos chaves, que não podem ser ignorados. São eles:
1. Definir bem o papel de cada membro da equipe
O processo Scrum, para que seja seguido de forma harmônica, necessita do empenho de 4 papéis bem definidos:
- Product Owner – Organiza o backlog de estórias, utilizando vocabulário do usuário final. Define critérios de aceites e prio- rizam as entregas.
- Scrum Master – Apoiam o PO e a equipe para que a entrega seja orientada a valor de negócio, haja visibilidade para to- dos e o desenvolvimento do software aconteça com excelência técnica.
- Time – Utilizam os conceitos e as cerimônias ágeis para desenvolver rápido e frequentemente, recebendo feedback do PO e dos usuários finais.
- Stakeholders – Acompanham o andamento das sprints, participando das revisões sempre que possível e retroalimentam a equipe técnica quanto às expectativas da organização.
Negligenciar ou omitir um destes papéis pode tornar o processo oneroso e suscetível à falhas. Esteja atento ao papel de cada membro e garanta que cada profissional tenha ciência de suas responsabilidades.
2. Definir os objetivos do dia com Daily Meetings
Uma vez por dia, a equipe se reúne para discutir e tornar visível o progresso do trabalho feito na iteração e encontrar pontos de melhoria no processo. Tente não transformar estas reuniões em apenas uma “status report”, mas sim, na definição de estratégias para o desenvolvimento das estórias e ações para eliminação de impedimentos que tenham surgido.
Lembre-se que essa reunião deve ser curta e objetiva, com, no máximo, 15 minutos de duração!
3. Realizar entregas frequentes
Para cada iteração (geralmente entre 2 e 4 semanas) realizada pela equipe, há, no final dela, um incremento de produto pronto para o uso pelo seu usuário. Esse pequeno incremento já possibilita o retorno de investimento (ROI) e o recolhimento de feedbacks que possam melhor direcionar o desenvolvimento do produto para as reais necessidades do usuário.
Já a demora para as entregas dificultam o recebimento de feedbacks do usuário e aumenta o risco do projeto entregar algo que não é realmente útil para o seu negócio.
Atente-se para que o processo entregue valor a cada iteração e aproxime o cliente do projeto para captar feedbacks do pro- duto em desenvolvimento.
4. Dominar o processo e concentrar os esforços para acabar com impedimentos
O Scrum Master é o responsável por garantir que o processo Scrum seja seguido integralmente. Seu papel é atuar como facilitador do processo, coordenando todas as suas cerimônias e removendo qualquer impedimento que a equipe possa encontrar durante uma iteração.
Garanta que o Scrum Master do seu projeto esteja realmente focado nessas atividades e que ele entenda com muita clareza a importância de cada cerimônia do processo Scrum.
5. Definir o valor de negócio e os critérios de aceite para cada estória de usuário
As estórias de usuário definem um contrato entre a equipe e o cliente, definindo necessidades de uma funcionalidade que atenda a um determinado problema de negócio. O seu formato é totalmente voltado ao negócio do cliente, permitindo que o mesmo possa compreendê-lo e priorizá-lo de acordo com as suas necessidades.
Para uma maior efetividade de desenvolvimento de funcionalidades pela equipe e priorização pelo Product Owner, deixe visível o valor de negócio que uma estória contém e estabeleça critérios para determinar se a mesma possa ser considerada como pronta.
6. Manter o Product Backlog atualizado de modo a obter o maior retorno de investimento (ROI) possível
O Product Backlog é o conjunto de escopos de um projeto Scrum representados como estórias de usuário. Sua organização é de responsabilidade do Product Owner e cabe a ele definir a prioridade para cada estória, e orientar o desenvolvimento do produto nas estórias que agregam mais valor ao cliente.
Apoie o PO nas atividades de definir e priorizar as estórias que possam acrescentar um maior retorno de investimento utilizando o menor esforço possível.
7. Promover a comunicação visando a melhoria contínua entre a equipe
A sua equipe discute, periodicamente, quais melhores maneiras de ser mais produtiva?
É comum que as equipes encontrem dificuldades durante o desenvolvimento de uma sprint e esses problemas devem ser tratados por elas como oportunidades de aprendizado, de forma que seja possível tomar ações correspondentes para que a equipe continue a aumentar a sua produtividade.
Equipes que aprendem com o passado são mais assertivas em resolver problemas que já tenham enfrentado.
Crie a cultura de melhoria contínua conhecendo os benefícios de aplicar as retrospectivas e aplique-a em sua equipe.
Espero que este artigo permita a você uma reflexão sobre o andamento do Scrum nos seus processos, pois, se bem aplicada, essa é uma metodologia muito poderosa na adoção ágil da sua empresa.