Pirâmide Lean 3.0 – Framework de Transformação

A Pirâmide Lean 3.0 é um framework de transformação organizacional e também um modelo de aplicação lean em engenharia de software.

Pirâmide Lean 3.0 - The Transformation Framework - copyright 2006 - 2016 ©
Pirâmide Lean 3.0 – The Transformation Framework – copyright 2006 – 2016 ©

A Pirâmide Lean é um modelo de engenharia de software e um framework de transformação organizacional criado em 2006, que tornou-se referência global em lean aplicado a engenharia de software. O modelo utilizado com sucesso para adoção de práticas ágeis em empresas de todos os portes, apresenta dentro da estrutura organizacional (estratégia, gestão e engenharia), um conjunto de princípios e valores que fundamentam a adoção de práticas e ferramentas em cada uma dessas áreas.

O modelo parte da definição clara de propósito e visão, e explora os aspectos que fundamentam a autonomia e a maestria técnica. Esses são elementos essenciais no empoderamento das pessoas e imprescindíveis para a criação de uma organização de alta performance. A partir desses fundamentos o modelo apresenta ferramentas para definição clara dos objetivos de negócio e das métricas pelas quais o sucesso será medido. Estes elementos consolidam a visão estratégica da organizaçao e associados aos princípios lean guiam a execução da estratégia.

A Pirâmide Lean também apresenta ferramentas para gestão de fluxo, e proporciona ganhos econômicos mensuráveis através do efetivo planejamento e controle lean da produção, bem como da utilização de técnicas de gestão visual que melhoram a comunicação e o desempenho geral da organização. A gestão de fluxo lean não só aumenta a produtividade do sistema como também aumenta a vazão de valor, proporcionando ganhos reais para a empresa, além da criação de uma cultura que fomenta a melhoria continua e a inovação.

Fundamentalmente, como base para toda essa transformação, a Pirâmide Lean apresenta técnicas e ferramentas de engenharia de software que auxiliam na criação de uma base de código sólida, de altíssima qualidade, segura e facilmente adaptável a mudanças. É também na engenharia de software, onde diversos conceitos lean são aplicados nos processos de testes, escrita de código, evolução de arquitetura reativas orientadas a micro-serviços, gestão de configuração, controle de versões, empacotamento e deploy contínuo.

Transversalmente a Pirâmide Lean atua na estruturação da capacidade produtiva através da criação de equipes de alta performance, capazes de entregar software de alto valor com excelência e continuamente.

Independente da magnitude da organização, o framework de transformação da Pirâmide Lean 3.0 pode ser aplicado em pequenas startups e em multinacionais gigantescas, com aplicabilidade e resiliência também para organizações que não desenvolvem software.

Aspectos como cultura, produto, gestão, pessoas, tecnologia, engenharia, design, empreendedorismo, liderança, desenvolvimento e transformação fazem parte dos aspectos mais fundamentais do modelo.

Assista a seguir a introdução ao modelo:

O Framework de Transformação da Pirâmide Lean é composto pelos seguintes passos:

Camada de Estratégia

COMECE COM UM PORQUÊ – Entenda o porquê que move as pessoas, o combustível e a razão de lutar arduamente para vencer e se superar todos os dias.

ESTABELEÇA UMA VISÃO – Entenda o impacto que o compartilhamento da visão causa no coletivo e sua importância na criação de uma organização de alta performance.

EMPODERE AS PESSOAS – Coloque as pessoas no centro e faça-as sentirem-se poderosas. Estabeleça times autônomos e liderança efetiva. Transforme seus usuários em super heróis e crie verdadeiras comunidades em torno.

ENTENDA PRINCÍPIOS E VALORES – Mergulhe na sabedoria das dezenas de princípios do lean que guiam a efetiva transformação das organizações.

DEFINA OBJETIVOS DE NEGÓCIO E MÉTRICAS DE SUCESSO – Planeje com eficácia, no curto, médio e longo prazo e monitore o progresso efetivamente.

Camada de Gestão

QUEBRE OS OBJETIVOS DE NEGÓCIO – Entenda como organizar a produção de tudo o que precisa ser feito para atingir os objetivos do negócio.

PRIORIZE E QUALIFIQUE A DEMANDA – Entenda a aplicação dos aspectos econômicos relacionados a gestão da produção que maximizam a vazão de valor da organização.

UTILIZE O SISTEMA PUXADO DE PRODUÇÃO PARA GERIR O FLUXO – Aprenda as teorias de gestão que otimizam o fluxo e aumentam a capacidade produtiva da organização.

IMPLEMENTE GESTÃO VISUAL EFETIVA – Maximize a comunicação e visualize em tempo real o estado de produção dos produtos, projetos e da operação da organização.

APLIQUE O PENSAMENTO SISTÊMICO PARA MELHORAR O TODO – Aprenda sobre a teoria de sistemas complexos e por que equilibrar os esforços na melhoria do todo é essencial na transformação da organização.

Camada de Engenharia

ESCREVA CÓDIGO COM TDD – Excelência na engenharia em todos os seus aspectos desde a primeira linha de código.

FAÇA GESTÃO DE CONFIGURAÇÃO EFETIVA – Gerencie adequadamente versões, dependências e distribuições do seu software com equipes desenvolvendo concorrentemente.

DESENVOLVA MICRO SERVIÇOS REATIVOS – Implemente micro serviços com capacidade de auto-recuperação de falhas e entregue além de alta disponibilidade a melhor experiência para os seus usuários.

EMERJA ARQUITETURAS FEDERADAS – Crie soluções fundamentadas em arquiteturas federadas, escaláveis e com componentes substituíveis.

DISTRIBUA DE FORMA IMPERCEPTÍVEL AO USUÁRIO NA NÚVEM – Faça a entrega do seu software de forma totalmente automatizada e sem downtime para os seus usuários.

MONITORE E ITERE – Monitore e aja constantemente sobre as métricas de produto e processo, iterando constantemente na evolução do seu produto.

Saiba mais em:

Site: http://leanit101.com/

facebook Pirâmide Lean: https://www.facebook.com/piramidelean/

facebook Samuel Crescêncio: https://www.facebook.com/samuel.crescencio/

twitter: https://twitter.com/screscencio

linkedin: https://br.linkedin.com/in/crescencio

instagram: https://www.instagram.com/screscencio